Diferença entre granito e mármore

Marmoraria Florianópolis uma empresa com mais de 10 anos na ponta do mercado de mármores e granitos da região da Grande Florianópolis

Granito

O granito é uma rocha natural ígnea formada por três minerais (mica, feldspato e quartzo) responsáveis pela sua beleza, resistência e durabilidade. Muito indicado áreas internas, externa e ideal para bancadas de cozinhas e áreas de serviço.

Não são riscados com facilidade porque tem “dureza Mohs” alta (entre 6/7).

Por ter baixa porosidade o granito não mancha e absorve pouca água. Algumas tonalidades absorvem mais água e outras menos.

Mármore

O mármore é uma rocha natural metamórfica composta principalmente por minerais de calcita, com coloração mais uniforme com formação de veios definidos. É menos resistente e mais poroso que o granito. Por ser mais poroso é mais suscetível a manchas e pode absorver gordura.

 

O mármore deve ser utilizado em ambientes internos, porque sofre com a ação de intempéries e da poluição. É indicado para áreas com tráfego leve de pessoas porque desgasta-se mais facilmente com o atrito de areias sobre o piso porque tem “dureza Mohs” baixa (entre 3/4).

 

O mármore também não tem boa resistência contra ácidos, podendo facilmente manchar e perder brilho quando exposto a materiais de limpeza pesados, vinagres e limão.

Para o revestimento de paredes o mármore é mais indicado porque é mais leve que o granito.

Diferença entre granito e mármore

Não há muitas diferenças entre elas, no aspecto visual. Com a variedade de tipos é possível encontrar muitas similaridade entre os dois tipos, mas alguns detalhes mais técnicos diferenciam o mármore do granito.

Porosidade e resistência

A principal diferença está na porosidade e resistência de ambas as pedras. O mármore é mais poroso e uma pedra mais mole, tornando assim menos resistente a  uma possível quebra ou mesmos a manchas. Já o granito é menos poroso e muito mais resistente também. Mas ambos têm boa aplicação e uso em uma casa ou estabelecimento comercial.

Aplicação

Normalmente usa-se mármore e granito na fabricação de pias de cozinha ou banheiro, em soleiras que servem de apoio para a entrada da casa em casos de portas ou portões, em detalhes decorativos, balcões, entre outras situações.

Tipos de granitos

Na construção civil é possível encontrar diversos tipos de granitos, cores e formatos diferenciados. Segue alguns dos tipos mais comuns:

Granito branco

Granito verde Ubatuba

Granito branco itaunas

Granito branco Siena

Granito preto

Granito branco dallas

Granito preto São Gabriel

Tipos de mármore

O mármore também é muito usado na construção civil e também oferece diversas cores e tipos diferentes. Segue os principais tipos de mármore:

Mármore travertino

Mármore branco

Mármore Carrara

Mármore preto

Mármore crema marfil

Mármore bege Bahia

Mármore marrom

 

O quadro abaixo mostra a utilização adequada para cada uma destas pedras:

APLICAÇÃO MATERIAL
Mármore Granito
COZINHAS Não deve ser usado, pois sua porosidade o faz absorver substâncias com facilidade. Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinza.
BANHEIROS Sem restrições para bancadas, pisos e paredes.

No piso, deve ser evitado o travertino, muito poroso. Não deve ser utilizado no piso do boxe.

Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinza.
PISO INTERNO E SOLEIRAS INTERNAS A princípio, não há restrições, embora os mais porosos possam manchar com a umidade do solo, motivo pelo qual devem ser evitados no andar térreo. Sem restrições, embora seja recomendável impermeabilizar o contrapiso no andar térreo.
PISO EXTERNO, PEITORIS E BORDA DE PISCINA Não deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluição e chuva ácida. Recomenda-se apenas que o acabamento seja antiderrapante.
PAREDE INTERNA Mais indicado, em função de seu menor peso. Por ser mais pesado, não é muito utilizado.
PAREDE EXTERNA Não deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluição e chuva ácida. A instalação requer, além da argamassa, grampos de aço inox por trás das pedras para sustentar o peso. Os Granitos cinza devem ser evitados.

 

Nada impede de colocar um mármore na bancada de uma cozinha ou soleiras por exemplo, se forem devidamente limpas com o produto correto, instalada em ambientes que não sofram ações externas (água, sol, chuva e etc).

 

Todas as pedras sendo utilizadas corretamente e com a manutenção adequada, duram por muito mais tempo e ficam com um aspecto bonito sempre.

Fale com nossos vendedores para orientações e orçamentos de acordo com seu projeto.

Projetando para ambientes verdadeiras obras de arte