Cuidado e manutenção de Rocha Natural e Materiais Sintéticos

Marmoraria Florianópolis uma empresa com mais de 10 anos na ponta do mercado de mármores e granitos da região da Grande Florianópolis

topo-industrializada-e-natural

ROCHA NATURAL

Cuidados e manutenção 

Todo o mármore e granito sofrem desgaste com o uso e estão sujeitos a alterações em suas aparências por, contato com o meio, agressões sofridas por agentes externos, e com a própria limpeza e manutenção. Podem sofrer alterações em decorrência do sol, da chuva, de reações químicas com materiais de limpeza, de salinidade ou ainda, pelo contato com materiais como, madeira, ferro, areia, cigarro, produtos oleosos.

.

Proteção Inicial – impermeabilização

Toda pedra deve ser impermeabilizada com um produto de conceito escudo penetrante, que não deixa nenhum tipo de resíduo na sua superfície.  A pedra  passa a “repelir” os líquidos que podem penetrar e deixar algum tipo de mancha. A impermeabilização deve ser feita ao menos uma vez por ano para manter a beleza natural da pedra.

.Limpeza

A beleza natural dos Mármores, Granitos, Quartzitos e Limestones, bem como seu brilho e conservação, dependerão dos cuidados e manutenção necessárias.  Evite os materiais de limpeza alcalinos, salinidade, produtos oleosos, água sanitária, sabão em pó, solventes, querosene, sapólio, vinagre, palha de aço, panelas ou produtos quentes diretos na superfície e materiais abrasivos. É recomendável o uso de alvejantes neutros contendo agentes condicionadores.  

.Os fungos que podem surgir na pedra são de difícil remoção. Os produtos químicos usados para remover fungos e lodo podem arruinar o mármore e requerer dispendiosa restauração. Muitos granitos são resistentes a ácidos, o que os torna mais fáceis de serem limpos.

Produtos químicos e ceras de manutenção adequadas são muito mais baratos do que o custo de um restaurador de pedras.

 

MATERIAIS SINTÉTICOS

Cuidados e Manutenção

Para manter o brilho e beleza das superfícies de materiais sintéticos, use somente água morna e um pouco de detergente suave. Não é necessário encerar.

Temperatura

Os materiais sintéticos são bastante usados em bancadas de cozinha, é durável e necessitam apenas de proteção contra temperaturas muito elevadas, acima de 150º C; neste caso, deve ser colocado um protetor térmico entre a superfície e o objeto quente.  Recomenda-se a colocação de descansos para panelas.

.Limpeza

Para remover manchas use somente água e sabão. Evite os produtos químicos fortes,  solventes, produtos que contenham Tricloroetano ou Cloreto de Metileno, como removedores de tinta ou desoxidantes, que possam danificar suas propriedades físicas.

.Evite o uso de agentes de limpeza altamente agressivos tais como limpadores de forno/grelha e agentes de polimento de máquina de lavar louça que contenham nível elevado alcalino/pH entre 8,5 ou superior. Os produtos que contêm óleos ou pós podem deixar um resíduo e devem ser lavados cuidadosamente.

.

Solicite orientação de nossos vendedores quanto aos produtos e locais onde podem ser adquiridos.

Projetando para ambientes verdadeiras obras de arte